CONFIRA UM ROTEIRO COM O MELHOR DAS SALAS, MOSTRAS E NOVIDADES DO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO

Sonatine - Adrenalina Máxima é um dos destaques do Ciclo de Cinema Policial japonês na Cinemateca Brasileira

Sonatine – Adrenalina Máxima é um dos destaques do Ciclo de Cinema Policial japonês na Cinemateca Brasileira (Créditos: Divulgação)

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

Nesta semana, o cinema japonês aparece em dose dupla: no Festival de Cinema Alatur, na Reserva Cultural, é o drama O Que Eu Mais Desejo que representa o país; já no Ciclo de Cinema Policial Japonês, na Cinemateca Brasileira, quatro títulos compõem a seleção sangrenta e cheia de suspense. Também tem início a Mostra África Hoje, na Caixa Cultural. Confira:

 

Ciclo de cinema policial japonês na cinemateca

Ciclo de Cinema Policial Japonês
Até 22 de maio, a Cinemateca Brasileiraexibe quatro longas-metragens produzidos no Japão entre 1993 e 2000. É a chance de ver o drama Sonatine – Adrenalina Máxima, de Rakeshi Kitano, ou a comédia Recanto Secreto, de Shinobu Yaguchi.

 
Cena de O Que Eu Mais Desejo

2º Festival de Cinema Alatur
O instituto Alatur promove, de 21 de maio a 11 de junho, seu segundo festival cinematográfico, com parte dos ingressos abertos ao público. Com curadoria do jornalista Celso Sabadin, o festival traz filmes de Bélgica, Japão, Inglaterra e França.

Cena de Perguntas à Terra Natal

Mostra África Hoje
De 21 de maio a 2 de junho, a Caixa Culturalapresenta um panorama da produção africana contemporânea, com trabalhos como Rouge Parole, sobre a revolução na Tunísia, e  Onde A Água Encontra o Céu, sobre as mulheres na Zâmbia.
elenco de Soul Kitchen imita quadro da Santa Ceia

Mostra Istambul Agora

CineSESC exibe uma seleção com filmes de três diretores turcos até o dia 23 de maio. Entre os destaques, está Soul Kitchen, comédia de Fatih Akin sobre um restaurante na Alemanha que tem sua paz perturbada ao receber um novo chef.

Ryan Gosling em ação no filme Drive

Mostra Panorama: Nicolas Winding Refn
O diretor Nicolas Refn, especialista em crimes e violência urbana e famoso por Drive e a trilogia Pusher, ganha retrospectiva integral de sua obra no Centro Cultural São Paulo de 11 a 23 de maio. Estão em cartaz nove longas-metragens lançados entre 1996 e 2011. Seu último trabalho, Only God Forgives, concorre à Palma de Ouro em Cannes.
cena de Mary e Max: uma amizade diferente

Mostra de Cinema Australiano
De 15 a 19 de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe seis produções australianas em mostra gratuita. Entre os destaques, está a animação Mary e Max (foto), a comédia Direto da Lua e o drama Geração Roubada.
Kirsten Dunst vive Maria Antonieta no filme de Sofia Coppola

Mostra Sofia Coppola
Durante todas as terças-feiras do mês de maio, o Sesc Santana exibe filmes da diretora Sofia Coppola, gratuitamente. Estão em cartaz As Virgens Suicidas, Encontros e DesencontrosMaria Antonieta (foto) e Um Lugar Qualquer.

Cine Privê
Mostra no Sesc Vila Mariana exibe filmes polêmicos e censurados que tratam o erotismo nos séculos 19 e 20. Entre os títulos estão Um Cão Andaluz, de Buñuel; Querelle, de Fassbinder, Último Tango em Paris, de Bertolucci, entre outros. Grátis.

França Para Todos 
Sesi exibe 10 filmes franceses contemporâneos em sessões gratuitas que acontecem sempre as quartas-feiras, às 20h30. A programação começa com a animação O Quadro, de Jean François Laguionie, e segue com trabalhos de cineastas como Michael Gondry e Nicolas Philibert.

 

Fonte: Guia da Semana

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: